Skip to main content

Solução desenvolvida pela Furnas, subsidiária da Eletrobrás, permite a emissão de certificado de uso de energia sustentável com o uso de blockchain

Furnas Centrais Elétricas, subsidiária da Eletrobrás, desenvolveu uma solução em blockchain para garantir a autenticidade de uma espécie de “selo verde” que garante que a energia utilizada por empresas provem de fontes renováveis. Com o nome de Recfy, a plataforma é capaz de emitir Certificados de Energia Renovável (CER) também conhecidos por REC (Renewable Energy Certificates) para empresas comprometidas em comprovar seu consumo por energia elétrica renovável no escopo 2 do GHC Protocol.

Estes Certificados comprovam a geração de energia por meio de fontes renováveis e auxiliam as empresas a reduzirem o impacto ambiental das emissões de CO2. Cada REC equivale a 1 MWh de energia. Estes certificados são atestados por auditor independente, o Bureau Veritas e possibilitam o rastreamento da energia consumida e permitem que as empresas que os adquirem cumpram suas metas de sustentabilidade.

 “O primeiro passo foi dado e felizmente estamos posicionados na vanguarda desse movimento. Diversos certificados e ativos ambientais do setor energético, como os certificados de energia renovável e créditos de carbono, estarão, em pouco tempo, trafegando em ecossistemas descentralizados. A tokenização de demais ativos do setor é apenas uma questão de tempo”, destacou para a Forbes, Marcela Gonçalves, CEO da Multiledgers, parceira da Furnas no projeto.

Energia certificada

A Unigel, uma das maiores empresas químicas e de fertilizantes do país, foi uma das primeiras a certificar sua energia com a solução em blockchain de Furnas. O acordo envolveu a cessão de 1 milhão de certificados de energia renovável, permitindo a comprovação da origem do consumo em 2021 e aquele previsto para 2022.

“Com essa certificação, totalmente rastreável, reafirmamos nosso compromisso de investir em soluções sustentáveis e fomentamos mais uma importante alternativa para quem busca a neutralização das emissões correspondentes à energia elétrica consumida nas operações”, afirmou o presidente da Unigel, Roberto Noronha.

A plataforma Recfy é utilizada para registro e venda dos certificados de energia renovável gerados pela hidrelétrica de Mascarenhas de Moraes (MG/SP), usina de Furnas que não consta na Plataforma I-REC Standard.

“Neste primeiro momento, a Plataforma Recfy oferece certificados da UHE Mascarenhas de Moraes para beneficiários finais, mas há a previsão de implementação da funcionalidade do perfil trader ainda no 1º semestre deste ano. Com isto, Furnas visa ampliar o mercado potencial para seu certificado próprio”, disse o diretor de regulação e comercialização da elétrica, José Alves.

https://cointelegraph.com.br/news/energy-bill-may-have-a-green-seal-guaranteed-by-blockchain-in-a-solution-developed-by-furnas