Skip to main content

Com a evolução tecnológica e regulatória, há, atualmente, formas para viabilizar, de modo mais ágil, seguro e confiável, a criação de iniciativas que podem trazer novas oportunidades para a sua empresa, alinhadas às questões sustentáveis mencionadas abaixo.

A tokenização é o ato de criar uma representação digital de ativos no blockchain – essencialmente, um certificado de “papel” do mundo real de algum tipo é transformado em uma entrada em um livro público e digital.

Há muitos aspectos técnicos e legais a serem considerados ao tokenizar ativos do mundo real. O conceito tem atraído a atenção para uma variedade de casos de uso diferentes – esforços têm sido envidados no sentido de  tokenizar vários ativos, tais como propriedade intelectual, risco, ingressos para eventos, acesso a conjuntos de dados e muito mais.

A palavra ‘token’, de origem proto-germânica, significa símbolo ou evidência. Um token pode ser uma unidade contábil, ou uma representação de um elemento do mundo real, ou uma unidade de valor, construída sobre uma blockchain. No sentido mais amplo, “tokenização” significa simplesmente usar um sistema de token baseado em blockchain para representar algo.

A tokenização de ativos verdes, como o crédito de carbono, por exemplo, significa que as informações e funcionalidades dos créditos de carbono são movidas para uma blockchain, onde o crédito de carbono é representado como um token. Dessa forma, o crédito de carbono pode ser emitido nativamente na cadeia, com todos os atributos anexados, de modo a ficarem visíveis publicamente. Um crédito de carbono é igual a um token de carbono. Sei que dúvidas surgiram, mas é claro que há mais detalhes e poderemos explicar tudo em uma boa conversa. 🙂

Este assunto vem ganhando muita relevância no setor ESG, seja pelas possibilidades de monetização, seja pela obrigatoriedade do atingimento das metas exigidas pelo governo federal (https://odsbrasil.gov.br/home/agenda), originadas em um processo global coordenado pela ONU e resultado da Agenda 2030.

Atualmente as empresas têm condições de gerar novos modelos de negócios por meio da tokenização de ativos verdes e produtos baseados nas regras ESG. Tecnologias de ponta estão disponíveis para a criação de uma camada mais segura e confiável, que vai permitir a melhor gestão dos mais diferentes tipos de ativos, como o crédito de carbono, CPR-Verde e RECs (Certificados de Energia Renovável). 

Isto é, simplificar para as empresas o acesso às ações sustentáveis, suas certificações e neutralização do impacto ambiental através da comercialização de ativos que rentabilizam a preservação do meio ambiente.

Dentro desses ecossistemas e entendendo que as soluções digitais podem melhorar o trâmite das informações coletadas, a Multiledgers traz para o mercado soluções em blockchain para empresas que atuam na geração ou consumo de ativos verdes. Criamos soluções tecnológicas para o  mercado ESG e para as empresas desenvolverem soluções próprias de forma segura e transparente, por meio da tecnologia blockchain.

Para atender as demandas de inventário de emissão, auditoria e certificação sustentável, a Multiledgers se uniu à SGS, certificadora com alta credibilidade na certificação de processos ESG e com mais de 2500 escritórios ao redor do mundo. 

Venha ver nossos cases, tirar dúvidas e entender como a Multiledgers poderá ajudar a sua empresa.